Educação Para Práticas Sustentáveis

Grupo de Área de Projecto, 12ºC, Escola Secundária de Serpa

Questionários

No início do ano lectivo decidimos desenvolver um questionário de modo a conhecermos as actividades postas em prática pela comunidade. Inicialmente iríamos passar este questionário a turmas da escola mas, com o aproximar da 10 ª Edição da Feira do Queijo em Serpa decidimos que seria bom passarmos este questionário pela comunidade extra escolar para conhecermos as diferenças.
Como tal, apresentamos seguidamente os gráficos resultantes das respostas dadas tanto na comunidade escolar como na extra escolar.


Pela análise dos dois gráficos conclui-se que 51, 51 % dos estudantes e 65% da comunidade Extra-Escolar profere que a palavra Meio Ambiente é um sinónimo da palavra Natureza.


De acordo com os dois gráficos concluímos que a maioria dos estudantes e da comunidade Extra-Escolar proclama que para si uma prática sustentável é o uso de recursos de forma a prejudicar, o menos possível equilíbrio entre o meio ambiente, as comunidades humanas e toda a biosfera que dele dependem para sobreviver.


De acordo com os dois gráficos podemos concluir que a maioria dos estudantes e da comunidade extra-escolar leva de 5 a 15 minutos a tomar banho.

Pela análise dos gráficos podemos concluir que a maioria de estudantes deixa algumas vezes a torneira aberta, já na comunidade extra-escolar a maioria nunca deixa a torneira aberta ou deixa as vezes. 



Pela análise dos gráficos podemos concluir que a maioria de estudantes e da comunidade extra-escolar proclama que utiliza lâmpadas economizadoras em sua casa.


Pela análise dos gráficos podemos concluir que a maioria de estudantes profere deixar algumas vezes os aparelhos ligados em stand-by. 
Já a comunidade extra-escolar diz deixar de raramente a sempre os aparelhos  ligados em stand-by.



Pela análise dos gráficos podemos concluir que a maioria de estudantes e da comunidade extra-escolar nunca deixa as luzes acesas durante a noite.


Pela análise dos gráficos podemos concluir que a maioria de estudantes e da comunidade extra-escolar deixa o computador raramente e algumas vezes ligado sem estar a usufruir dele.


Pela análise dos gráficos podemos concluir que a maioria de estudantes e da comunidade extra-escolar diz que recicla em casa onde tem recipientes indicados para esse efeito.


Pela análise dos gráficos podemos concluir que a maioria de estudantes e da comunidade extra-escolar diz que desliga a luz sempre que sai de uma divisão da casa por um longo período.


De acordo com os gráficos podemos concluir que a maioria de estudantes e da comunidade extra-escolar costuma reciclar às vezes o papel utilizado.


Pela análise dos gráficos podemos concluir que a maioria de estudantes e da comunidade extra-escolar profere que em suas casas existe o habito de abrir sempre a janela para aproveitar a iluminação natural e a ventilação.