Educação Para Práticas Sustentáveis

Grupo de Área de Projecto, 12ºC, Escola Secundária de Serpa

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Visita à II Feira das Indústrias Sustentáveis e Criativas

               No dia 19 de Novembro de 2010 deslocámo-nos ao Pavilhão Multiusos de Serpa para visitar a II Feira das Indústrias Sustentáveis e Criativas a realizar entre os dias 19 e 21 de Novembro.
Esta feira teve como objectivo o apoio às vendas locais, pelo investimento, empreendimento e conhecimento de produtos que estariam em exposição. Foram apresentadas diversas matérias e produtos ligados às energias renováveis, eficiência energética, ambiente e construção sustentável, transporte e mobilidade, inovação e ainda as indústrias criativas. A feira estava dividida em duas componentes: espaço para venda de produtos e consolidação de negócios; espaço de vertente para a troca de informação, apresentação de estudos e demonstração de boas práticas sustentáveis. A feira contou com a presença de especialistas e técnicos das diversas áreas que, através do seu conhecimento, contribuíram para o desenvolvimento local e regional.
Pelas 15h20min do dia 19 de Novembro realizou-se uma palestra relativa à construção sustentável à qual assistimos. Nesta participavam entidades como Victor Ferreira (professor da Universidade de Aveiro), Maria Seixas (Arquitecta – betão e taipa), Carlos Alves (Vereador – Câmara Municipal de Serpa), Maria Correia (professora da Escola Superior Gallaecia) e ainda o representante de empresas de construção e obras públicas.
Relativamente ao projecto desenvolvido pela Universidade de Aveiro “O contributo do Cluster Habitat Sustentável” tem como objectivo criar sinergias no sentido de desenvolver novos produtos, tecnologias e sistemas de construção de modo a induzir uma atitude de inovação através da sustentabilidade.
Em relação ao espaço para venda de produtos e consolidação de negócios, foi possível vermos produtos relacionados com o tema da sustentabilidade tais como painéis solares, produtos para isolamento térmico e ainda inovações sustentáveis.
Em suma, podemos dizer que a palestra serviu-nos como inspiração para o desenvolvimento do nosso projecto mas defendemos que a interacção com as escolas é diminuta pois não assistimos ao envolvimento dos alunos dos vários ciclos de ensino.

0 comentários:

Enviar um comentário